CULTURA x CONSUMO
Jeanine
Bender de Paula
Sabemos
que a cultura está vinculada diretamente com a nossa forma de vida, e abarca
questões relacionadas com as crenças, as ideias, os valores a moda, as relações
familiares, o lazer, os símbolos, a tecnologia entre outros. A definição de
cultura é bem ampla e esta não se desenvolve sem uma sociedade e nem uma
sociedade se desenvolve sem ela, pois adquirem habilidades e expressões próprias.
No que tange ao consumo, este atravessa todas as esferas da vida social,
incluindo alimentação, vestuário, transporte, habitação, relacionamentos, e é
nesta seara que os indivíduos estão direcionando o caminho para atender essas
demandas, no qual incluem implicações políticas, sociais, econômicas e
culturais.
No
entanto, nossas práticas atuais de consumo, têm nos exigido mudanças de comportamento, tendo em vista a variedade de
produtos e serviços disponíveis no mercado de consumo, e ainda de como estes produtos tem
adquirido um status de
descartabilidade e efemeridade. Na verdade, esses eventos estão correlacionados com a era da informação
e na busca contínua
por mercadorias, ou
seja, o consumo tem sido uma das expressões
fundamentais da vida social na modernidade, bem como um desafio a ser
enfrentado por cada indivíduo, que precisa decidir o que adquirir, com o que
gastar e em que investir a cada instante! Como fator preponderante nestas
decisões, temos a mídia promovendo novos desejos e necessidades, de forma tão
corriqueira que nosso inconsciente já entende ser natural.
Por
outro lado, o consumo desempenha certas funções sociais, como construir e
fortalecer a nossa própria identidade cultural, ou seja, com o consumo, nos
reconhecemos como cidadãos, refletindo a sociedade em que vivemos, ele é necessário
para a busca de uma autoafirmação, no qual envolvem
princípios e valores, confirmando a própria essência do indivíduo, a de como
ele se vê e como os outros o vêem, isto é, uma troca de identidades.
O
intuito aqui é de propor uma reflexão e não tem cunho racional e nem moralista,
até porque estamos diariamente consumindo e usufruindo dos bens que nos são
apresentados, envolvendo toda uma economia de mercado. O cerne da questão são
as consequências desse consumo, muitas vezes demasiado, facilitando em
abundância o crédito. O contraponto está em nosso conhecimento, pois sabemos os
fatores envolvendo a saúde, o
ambiente, o endividamento familiar e ainda,
consumimos além do necessário, estimulando o consumo
indiscriminado. Toda a sociedade precisa rever o seu papel, mudando conceitos,
atitudes e hábitos, tirando proveito das novas tecnologias que nos dão suporte
para formarmos um novo diálogo, mantendo uma educação satisfatória, hoje e
sempre!
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