terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Artigo Publicado na Revista Estilo Zona Sul, 13ª Ed. 2012/2013



BOAS FESTAS
Jeanine Bender de Paula
Advogada e Professora Universitária

Com a chegada das festas de final de ano achei propício falarmos sobre os direitos e deveres que fazem parte da relação de consumo, pois é nesse período de maior venda no comércio que ocorre o endividamento, muitas vezes pelo excesso das “comprinhas” de natal. E logo no início do ano há impostos a serem pagos, como IPVA, IPTU, bem como ainda os gastos com lazer, alimentação entre outros. Em verdade, o mais importante para o consumidor é agir com cautela em suas compras evitando agir com impulso, estipulando um valor a ser gasto dentro do seu orçamento.
Com o crescimento do comércio eletrônico a palavra chave é a prevenção, ou seja, é necessário um cuidado redobrado por não conhecermos o fornecedor. Uma regra importante para quem compra pela internet é verificar no site escolhido se há endereço e telefones completos, pois caso ocorra algum problema você tem como buscar esta reparação. Além disso, é interessante o consumidor realizar uma pesquisa em sites de busca acerca daquele determinado fornecedor, se há ou não reclamações por não cumprirem o contrato. Outro dado relevante é o prazo de arrependimento em compras realizadas fora do estabelecimento comercial que é de sete dias segundo o Código de Defesa do Consumidor e sem a cobrança de qualquer taxa por devolução do produto.
No que tange à qualidade dos produtos as lojas apenas são obrigadas a trocar produtos com vício (defeito), se o fazem é por mera vontade, talvez como forma de manter esse consumidor um cliente fiel. Quanto ao período de permanência do produto na assistência técnica, este é de até 30 dias para o efetivo conserto, caso contrário o consumidor poderá exigir seu dinheiro de volta. O prazo para reclamar de um bem não durável como os alimentos é de 30 dias e de 90 dias, para bens duráveis, como os eletrodomésticos. Assim, a partir destas regras básicas estaremos construindo uma relação voltada pela ética e boa-fé entre os personagens principais deste negócio, de forma consciente e clara. Boas Festas!

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